sábado, 16 de abril de 2011

O Verbo é: Interagir

Para começar com o pé direito, vamos falar sobre publicidade interactiva.
A internet permite quebrar o paradigma do pensamento linear, hoje todos podem ser, ao mesmo tempo, receptores e emissores da mensagem. As pessoas transmitem para o mundo suas opiniões e essses pensamentos podem tomar proporções gigantescas. O público gosta de opinar e participar em tudo, as empresas precisam saber ouvir e beneficiarem-se com esse novo comportamento.

A publicidade interactiva permite que o receptor possa interferir no fluxo da mensagem, com uma participação activa e imediata  Existem diversos formatos de publicidade interactiva, dos quais iremos exemplificar alguns:


         Esse vídeo da squares, uma marca de chocolates, tem como finalidade estimular a interacção com o público. No final aparece um link para página do Facebook onde as pessoas podem responder se o rapaz deve passa pela piscina com as pernas de pau ou não.

Outro exemplo foi o que a Tide, uma marca de produtos de limpeza, fez nos seus anúncios impressos para revista. O leitor deve tirar a nódoa e ao fazer o que é pedido descobrirá quem é o anunciante.  

       Adobe, em 2007, inovou com um outdoor interactivo instalado ao lado da Virgin Megastore em NY, o painel possui sensores infra-vermelhos que sentem a presença dos pedestres que por sua vez, ao andar fazem com que animações, sons e cores apareçam na tela.


       A TV digital proporciona uma grande interactividade com o público, os publicitários ainda não utilizam muito esses recursos, é possível, por exemplo, pedir uma pizza, ou compra um produto, ou ainda ganhar prendas do anunciantes, tudo através do comando. Mas isso é assunto para futuros posts.

4 comentários:

  1. Boas ideias. parabéns pelo blog, meninas. vou passar mais vezes aki. ;)

    ResponderEliminar
  2. Vamos interagir? (:
    http://rp-saladadefruto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Agora irei transmitir a minha opinião para manter-me iteratuado do assunto: Muitooo bomm!

    ResponderEliminar