quinta-feira, 12 de maio de 2011

Coca-Cola "abre a felicidade"

A recentemente lançada campanha da Coca-Cola vem, sob o lema “abre a felicidade”, fazer um apelo aos sentimentos dos consumidores. O título, “Estás aqui para ser feliz”, dirige-se (in)directamente a cada um de nós, e todo o anúncio é marcado pela alusão aos momentos felizes da vida, que estão presentes mesmo em tempos de crise, como os que actualmente se vivem.
A publicidade dá ênfase a uma filosofia de “carpe diem”, realçando que a vida é curta e que, por isso, deve ser aproveitada ao máximo, junto das pessoas que amamos, dizendo-nos que devemos sempre recordar os bons momentos e encorajando-nos a ultrapassar as fases difíceis.
Os diversos elementos conjugados, isto é, o discurso sereno e “sábio” de um idoso de 102 anos, a “tocante” música de fundo, o nascimento de um bebé, e o facto de ser “uma história real”, fazem com que haja um grande envolvimento connosco, podendo nós sentir que esta poderia ser a história da nossa vida.
Todas as palavras ditas parecem ter sido escolhidas única e exclusivamente para nós, o que faz aumentar a nossa “cumplicidade” com a história retratada e, no fundo, com a publicidade em si.


1 comentário: