terça-feira, 24 de maio de 2011

Porque já cheira a Verão

A Häagen-Dazs apresentou Secret Sensations. Este é o primeiro gelado com um coração líquido que, uma vez derretido, propicia uma admirável combinação de texturas e sabores. Para comunicar estes novos sabores a marca colocou pela cidade de Lisboa cinco mega-copos de gelado com a seguinte mensagem: "Está a 10 minutos a pé, de metro ou de carro do momento mais esperado do Verão". Esta é a mensagem que se pode ler nas instalações colocadas na zona das Amoreiras, Praça de Londres, Largo do Rato, Saldanha e Sete Rios. A acção estará nas ruas até ao próximo dia 29 de Maio.
Para além de ter como objectivo comunicar e de publicitar os gelados Secret Sensations esta acção também pretende promover o Häagen-Dazs Secret Sensations Lounge, um espaço temporário no Jardim do Palácio Braancamp, entre o Príncipe Real e o Bairro Alto, que estará aberto das 15h às 22:30h até 5 de Junho. Consiste numa esplanada relvada, com vista sobre a cidade e o rio Tejo, música ambiente e uma piscina de almofadas.  

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SUMOL ao longo dos anos

Tudo começou em 1945, quando um grupo de amigos decidiu abrir uma pequena empresa em Algés, dedicada ao fabrico de gelo, laranjadas e gasosas.
Com uma aposdta forte na publicidade, a marca tem marcado gerações...

Anos 60

"Sumol é aquilo que os outros não são."

Anos 70

Herman José e a garrafa pirogravada.

Anos 80

Aproximação às camadas jovens.

Anos 90

Alex, um cão inteligente (1997).

2000-2009

A importância dos jovens para a marca...

2010

"...quando esse dia chegar, não lhe fales."

terça-feira, 17 de maio de 2011

Quem é que fez esta... coisa?

O mundo está cheio de Publicidade… Até aqui, não há novidade… A questão é que se alguma publicidade nos deixa boquiabertos pelo seu esplendor e genialidade, há outra que nos surpreende pela…estupidez.
Realmente, o que não falta por aí são anúncios terríveis que, procurando chamar a atenção de qualquer forma, caem no ridículo e fazem-nos perguntar: “Quem é que fez esta…coisa?”
Um dos milhentos exemplos é a publicidade às “telhas lógica”… O anúncio recorre a gritos para dizer que esta marca de telha é, imagine-se… “o último grito em telha”. Não sei o que será pior: se o anúncio em si ou se o próprio slogan…
Como dizia alguém: “Este foi o vencedor do festival do cano, considerado o pior anúncio do ano”…

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Coca-Cola "abre a felicidade"

A recentemente lançada campanha da Coca-Cola vem, sob o lema “abre a felicidade”, fazer um apelo aos sentimentos dos consumidores. O título, “Estás aqui para ser feliz”, dirige-se (in)directamente a cada um de nós, e todo o anúncio é marcado pela alusão aos momentos felizes da vida, que estão presentes mesmo em tempos de crise, como os que actualmente se vivem.
A publicidade dá ênfase a uma filosofia de “carpe diem”, realçando que a vida é curta e que, por isso, deve ser aproveitada ao máximo, junto das pessoas que amamos, dizendo-nos que devemos sempre recordar os bons momentos e encorajando-nos a ultrapassar as fases difíceis.
Os diversos elementos conjugados, isto é, o discurso sereno e “sábio” de um idoso de 102 anos, a “tocante” música de fundo, o nascimento de um bebé, e o facto de ser “uma história real”, fazem com que haja um grande envolvimento connosco, podendo nós sentir que esta poderia ser a história da nossa vida.
Todas as palavras ditas parecem ter sido escolhidas única e exclusivamente para nós, o que faz aumentar a nossa “cumplicidade” com a história retratada e, no fundo, com a publicidade em si.


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Menina Diferente

Belíssima publicidade desenvolvida pela agência Giovanni+Draftfcb para o MetaSocial, um instituto sem fins lucrativos que orienta pais de filhos com síndrome de Down.  



"O Instituto MetaSocial trabalha há mais de 17 anos desenvolvendo ações junto à mídia para promover a inclusão social. A idéia é mostrar de forma positiva, alegre e colorida as potencialidades de todas as pessoas, independente de suas limitações, levando a sociedade a ver que todas as pessoas possuem o mesmo valor humano e por isso merecem ser tratadas com respeito e dignidade." Mais informações sobre o instituto clique aqui.

Swatch New Gent

A nova linha New Gent da Swatch, lançada ainda em 2010, vem reafirmar as linhas originais da marca, que nasceu nos anos 80. O modelo é simples, muito próximo do clássico, as cores variam e o estilo é moderno. É o retorno aos relógios de plástico após inúmeros modelos já apresentados pela marca.
As principais características que distinguem a linha New Gent são o tamanho e o aspecto gráfico. Assim a campanha deste modelo aborda, entre outras, estas duas particularidades.


O anúncio trabalha também sobre as cores e as novas combinações oferecidas pela colecção New Gent. O spot publicitário apresenta-nos um relógio multifacetado, disponível para ambos os sexos, sofisticado, clássico e desportivo. Esta ideia é conseguida através utilização de modelos de ambos os sexos e pela apresentação de diferentes tipos de vestuários, que variam entre o clássico e o casual. Quando combinados com o relógio, todos os modelos parecem resultar. Sendo que, segundo o anúncio, há um relógio para todas as ocasiões e estilos:

“There's one for the sorrow and two for the joy
And three for the girls and four for the boys
                                                       Band of Skulls


Swatch New Gent, everything slightly twisted in a playful way.


domingo, 1 de maio de 2011

Publicidade que fica…

…na memória das gentes. Há anúncios que, por mais antigos que sejam, permanecem guardados na nossa mente.
Pelo insólito, pela música, pelo humor, pela originalidade ou até mesmo apenas pelo slogan, a verdade é que há publicidade que nunca se esquece, e da qual toda a gente já ouviu falar, mesmo não sendo do seu tempo…
 Quem nunca ouviu falar na publicidade da pasta medicinal couto, ou na publicidade da Amália ao sabonete Lux? Quem não se lembra do “papa a papa” do Cerelac? Ou, um pouco mais recentemente, do “novidades, só no Continente”?
Diz-se que a boa publicidade é aquela que fica, e a realidade é que, em Portugal, temos alguns exemplos de anúncios que perduram no tempo… A questão que se coloca é: será que, em termos práticos, esse tipo de publicidade é eficaz?